Dicas de quem já comprou para quem vai comprar casa

No outro dia pedi nos stories dicas para quem vai comprar casa.

Foi muito engraçado ver que algumas pessoas responderam com digas que, apesar de parecerem "chapa 5", são muito importantes.
Desde já, agradeço à menina mais participativa, a Laura do @19.cheiodeluz


Das primeiras coisas a ter em conta é que comprar uma casa, por mais provisório que possa parecer, é, na realidade, uma coisa para o futuro. Mesmo que se pense que é só por uns anos, o mais normal é que acabem por ser mais anos que isso e há muita coisa a ter em conta!

- Pedir crédito dá trabalho - não basta pensar "vou ali ao banco e já está". Até pode bem acontecer porque existe uma ligeira facilitação hoje em dia e parece que as condições para conseguir crédito são menos apertadas... A questão é que os créditos não são todos iguais e variam muito de banco para banco. Não tem mal nenhum andar de porta em porta e fazer as contas todas. Analisar TAN, TAEG, Euribor, Spreads... é que pode parecer muito bom e depois acabar por não ser tão vantajoso assim!
By the way, para facilitar ligeiramente, já há alguns serviços e, até mesmo sites, que ajudam a fazer esta comparação de créditos, só é preciso é lembrar que os sites mostram condições genéricas que não estão adaptadas a cada caso específico!

- Definir um budget e respeitá-lo - às vezes esta parte é muito difícil. Vai-se ao banco, sabe-se mais ou menos o dinheiro que se pode conseguir, mas há sempre aquela esperançazinha nas avaliações de que possa vir mais um bocadinho... "A casa parece muito boa mas se eu gastar mais X pode ser melhor". O problema é que depois não há esse dinheiro extra e, como não se respeitou o budget inicial, acaba-se com uma frustração imensa porque se deixou fugir uma casa que podia ser a ideal.

- Ter algum pé de meia - por mais que o branco empreste dinheiro, não há cá borlas e não há quase nenhum empréstimo a 100%. Além disso, para além do dinheiro que é preciso ter para dar de entrada, é preciso ter noção que se paga muito mais coisas, sejam elas a escritura, o imposto ou todos os outros documentos necessários para o processo!

- Procurar com tempo e em todo o lado - há muitas imobiliárias por aí, grandes, médias pequenas... Muitas! Também há muitos sites imobiliários... mas, também há sítios menos comuns onde estão casas à venda que podem compensar, como o OLX e o Facebook Market. E como encontrar a casa ideal não é tarefa fácil, é preferível começar à procura com um tempinho de antecedência para não se estar dependente de prazos e decidir em cima do joelho.

- Não comprar por impulso - relacionado com a dica anterior, quando as pessoas estão apertadas de tempo têm tendência a pensar "Não era bem isto, mas por agora é o que se arranja" e depois o que é que acontece? Compram uma casa que não gostam, num sítio que não é o ideal e acabam por se arrepender mais cedo do que o necessário.

- Uma casa não é só a casa - ver a casa e gostar não chega. É que às vezes adoramos a configuração, o tamanho, a luz e ela bem que podia estar noutro bairro, ou noutro prédio... Como é um compromisso a longo prazo, é um must analisar a zona, ver como são os acessos, os estacionamentos, se há escolas boas perto... Já agora, ver as condições do prédio, como funciona o condomínio e tentar perceber como são os vizinhos!

- Ter atenção a possíveis obras - muita gente vende casas a precisar de remodelações completas e muita gente vende casas que só precisam de uns toquezinhos. Tudo isso requer dinheiro e, por vezes, licenças e autorizações. Mais vale estar prevenido e saber isso de antemão para saber o que se pode e consegue fazer.

- Respirar fundo - o processo pode ser longo e complicado. Há muita coisa que pode correr mal e é preciso ter isso em mente. O crédito pode não ser aprovado, pode não dar para ter o valor que era esperado, a avaliação pode ser muito baixa, o dono da casa pode rejeitar a proposta... Por tudo o que pode acontecer, é preciso respirar fundo e pensar que devagar se vai ao longe. É que desesperando, ninguém vai a lado nenhum!

- Comemorar a escritura - No dia que se assina a escritura, é-se dono de uma casa! E isso é coisa para comemorar, minha gente!!

Estas são apenas algumas das dicas que saíram da questão do Instagram. É bem possível que haja mais, mas se houver, depois falamos nisso!





Cláudia Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário